Assine nosso Informe

Seu e-mail*
Seu nome*
CAPTCHA Image
Código Captcha*
   Atualizar código Captcha
Aviso aos assinantes do Informe UFFDEFESA .

TRADUTOR

Portuguese English French German Italian Russian Spanish

PRÓXIMOS EVENTOS

Sem Eventos

CALENDÁRIO DE EVENTOS

Janeiro 2021
D 2a 3a 4a 5a 6a S
27 28 29 30 31 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 1 2 3 4 5 6

VISITANTES

183642
HojeHoje64
OntemOntem63
Nesta SemanaNesta Semana127
Neste MêsNeste Mês1684
TotalTotal183642
Seu ip10.255.255.29

Calendário de Eventos

Mês anterior Dia anterior Próximo Dia Próximo Mês
Ver por Ano Ver por Mês Ver por Semana Veja Hoje Buscar Ir para um Mês

Simpósio Inovação em Defesa

De Segunda-feira, 08 Setembro 2014 -  8:00
Para Quarta-feira, 10 Setembro 2014 -  5:00
Acessos : 452

Associação Brasileira de Estudos de Defesa

VIII Encontro Nacional (ENABED)

Brasília – 08 a 10 de setembro de 2014

Chamada de Trabalhos

Simpósio Temático: 

O Sistema Inovativo e Produtivo de Defesa no Atlântico Sul: Indústria, comércio, políticas, inovação e cooperação em uma perspectiva sistêmica

José Eduardo Cassiolato (UFRJ)
Ariela Leske (IMM/ECEME)

A necessidade de se observar a indústria de defesa (ID) sob uma perspectiva sistêmica surge a partir de suas especificidades, que vão além do importante papel do Estado, incluindo também um mercado comercial restrito em termos de possibilidades de negociação e dominado por poucas grandes empresas, cerceamento tecnológico, intensa busca por inovações para sistemas de armas que rapidamente se tornam obsoletos, cooperação em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), e a grande necessidade de interação entre Governo, empresas, centros de pesquisa e universidade e as Forças Armadas (FFAA).

Dentro dos limites nacionais essa interação define a estrutura e o comportamento da indústria. Contudo, diante das necessidades de manutenção das empresas e das limitações advindas de um mercado monopsônico, ainda mais no caso de um país onde conflitos não se mostram eminentes, parcerias e exportações tornam-se fundamentais para a sobrevivência da ID. Dessa forma, a interação com outros países, que além de comercial deve ser inovativa, surge como parte importante do sistema produtivo e inovativo no qual a ID poderá prosperar.

Nessa perspectiva, e diante das recentes políticas e programas brasileiros em andamento, floresce o anseio em conhecer a existência de vínculos desse sistema com
outros países, principalmente, aqueles que se encontram regionalmente mais próximos.

Assim, este simpósio buscará explorar o relacionamento da indústria de defesa brasileira, no âmbito do seu sistema produtivo e inovativo, com os demais países do
Atlântico Sul, analisando questões como: a produção dos países, importação e exportação, capacidade científica, tecnológica e inovativa, cooperação e parcerias,
políticas e programas de apoio e de compras, o papel das empresas nacionais, similaridades e complementaridades das questões a cerca dos países dessa região.

O contexto da indústria de defesa (ID) no Brasil vem se transformando nos últimos anos. Após quase 20 anos à margem da discussão política, observa-se que uma reestruturação sistêmica em torno dessa indústria está em andamento. Esse movimento engloba além das empresas, as Forças Armadas e o Estado, a quem compete a promoção da defesa nacional, tornando-o consumidor e responsável, não só  pela produção, mas também por todo o sistema que envolve a ID. De certa forma, também cabe ao Estado a função de articulador, aproximando a indústria nacional dos demais agentes do sistema de inovação, tanto no país quanto no exterior. Nesse sentido, sua atuação pode ser determinante do nível de interação, e nesta leitura mais interação resulta em mais inovação e produção.

Assim, buscando ainda estimular esse processo de revitalização da ID, deve-se  investigar também como o Governo brasileiro pode fomentar a interação entre os agentes do sistema através de políticas públicas e programas de incentivos, de forma que a indústria e o seu sistema se tornem sustentáveis no longo prazo.

 Instruções para submissão de artigos:

Até 30 Mar: Submissão dos resumos (para  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  ou, em breve, e preferencialmente, diretamente no website do evento)

Até 15 Abr: Aceite dos resumos propostos

Até 15 Jul: Submissão dos artigos

Voltar

JEvents v2.2.8   Copyright © 2006-2012

Editor-Chefe: Prof. Eduardo Siqueira Brick
Copyright © 2011 Portal do UFFDEFESA. Todos os direitos reservados.