Assine nosso Informe

Seu e-mail*
Seu nome*
CAPTCHA Image
Código Captcha*
   Atualizar código Captcha
Aviso aos assinantes do Informe UFFDEFESA .

TRADUTOR

Portuguese English French German Italian Russian Spanish

PRÓXIMOS EVENTOS

Sem Eventos

CALENDÁRIO DE EVENTOS

Janeiro 2021
D 2a 3a 4a 5a 6a S
27 28 29 30 31 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 1 2 3 4 5 6

VISITANTES

183637
HojeHoje59
OntemOntem63
Nesta SemanaNesta Semana122
Neste MêsNeste Mês1679
TotalTotal183637
Seu ip10.255.255.29

Calendário de Eventos

Mês anterior Dia anterior Próximo Dia Próximo Mês
Ver por Ano Ver por Mês Ver por Semana Veja Hoje Buscar Ir para um Mês

Simpósio Geopolítica e Geoeconomia de Defesa

De Segunda-feira, 08 Setembro 2014 -  8:00
Para Quarta-feira, 10 Setembro 2014 -  5:00
Acessos : 535

Associação Brasileira de Estudos de Defesa

VIII Encontro Nacional (ENABED)

Brasília – 08 a 10 de setembro de 2014

Chamada de Trabalhos

Simpósio Temático: 

“Geopolítica e Geoeconomia de Defesa: Impactos na Segurança e Cooperação no Atlântico Sul”


Coordenadores:
Luiz Pedone (UFF/INEST)

William de Sousa Moreira (EGN)

Ementa:

Os elevados investimentos governamentais em articulação e equipamento das Forças Armadas requerem acompanhamento e análises no que tange à eficácia, eficiência e efetividade da aplicação de recursos públicos. Programas estratégicos de longo prazo como “nuclear” e o “espacial”, assim como recentes decisões sobre grandes aquisições de materiais de defesa, reforçam essa necessidade. Isso demanda pesquisa acadêmica sistemática e continuada, que proporcione o alargamento da compreensão sobre os aspectos geoestratégicos, sociopolíticos e econômicos pertinentes, incluindo o aproveitamento da experiência internacional disponível nessa questão.

Contudo, será fundamental o desenvolvimento de corpo teórico autóctone e metodologias que possam gerar pesquisas consistentes, com capacidade de informar a reflexão crítica dos formuladores e avaliadores de políticas públicas na área de defesa.

Nesse sentido, este simpósio temático (ST) procura abordar os principais problemas e desafios contemporâneos relacionados à base industrial de defesa e aos projetos estratégicos brasileiros, com destaque aos relacionados à segurança e à defesa do Atlântico Sul, que envolvem, por exemplo, a capacidade de monitoramento, controle e presença, e o desenvolvimento da consciência situacional marítima.

Estimula-se o aproveitamento da experiência internacional, a partir de perspectivas comparadas com países de primeiro e, particularmente, de segundo nível de inserção no mercado mundial de produtos de defesa, como os emergentes BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) e outros países com complexos industriais-militares de menor escala.

A problemática envolve a discussão geopolítica e geoeconômica da indústria de defesa e do correspondente mercado internacional, com o estudo de políticas de CT&I para a defesa e de suas relações com os interesses econômicos dos atores e agentes estudados, tendo em vista a perspectiva da Política Internacional.

Além dessas questões centrais, outras emergem com destacada relevância para o desenvolvimento deste ST, tais como: Políticas de CT&I de interesse da Defesa; b) Sistemas de aquisições de equipamento militar, incluindo transferências de materiais de segunda mão (compras de oportunidade); c) Economia da Defesa; transferência de tecnologia e cerceamento tecnológico; possiblidades e limitações de cooperação tecnológica e industrial no âmbito da UNASUL e do IBAS; e) tecnologias de uso duplo (dual); f) cerceamento tecnológico; j) revolução nos assuntos militares (RAM) possuem diferentes impactos na relação entre as Nações.

Os impactos das transferências de armas dependem de diversas racionalidades, que vão desde a geopolítica (fomentar aliados, balança de poder e ascensão de grandes potências) à geoeconomia (exportação para manutenção de empregos e geração de receitas, subsidiar desenvolvimento de novas tecnologias), o que tornam essas questões cruciais para análise e o entendimento das políticas de defesa em perspectiva comparada, e da Política Internacional de forma geral.

O público alvo desse ST compreende, além dos acadêmicos, profissionais civis e militares do setor no governo e nas empresas no Brasil e no exterior.

No âmbito temático do ENABED VIII, este simpósio temático se alinha ao eixo “Estudos das políticas de Defesa”, recepcionando pesquisas em torno dos aspectos acima expostos, notadamente sobre as políticas e programas relacionados à inovação tecnológica para a Defesa.

 Instruções para submissão de artigos:

Até 30 Mar: Submissão dos resumos (para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou, em breve, e preferencialmente, diretamente no website do evento)

Até 15 Abr: Aceite dos resumos propostos

Até 15 Jul: Submissão dos artigos

Voltar

JEvents v2.2.8   Copyright © 2006-2012

Editor-Chefe: Prof. Eduardo Siqueira Brick
Copyright © 2011 Portal do UFFDEFESA. Todos os direitos reservados.