Janeiro 2021

Para Quarta-feira, 10 Setembro 2014 -  5:00
Acessos : 535

Associação Brasileira de Estudos de Defesa

VIII Encontro Nacional (ENABED)

Brasília – 08 a 10 de setembro de 2014

Chamada de Trabalhos

Simpósio Temático:

“Geopolítica e Geoeconomia de Defesa: Impactos na Segurança e Cooperação no Atlântico Sul”

Coordenadores:
Luiz Pedone (UFF/INEST)

William de Sousa Moreira (EGN)

Ementa:

Os elevados investimentos governamentais em articulação e equipamento das Forças Armadas requerem acompanhamento e análises no que tange à eficácia, eficiência e efetividade da aplicação de recursos públicos. Programas estratégicos de longo prazo como “nuclear” e o “espacial”, assim como recentes decisões sobre grandes aquisições de materiais de defesa, reforçam essa necessidade. Isso demanda pesquisa acadêmica sistemática e continuada, que proporcione o alargamento da compreensão sobre os aspectos geoestratégicos, sociopolíticos e econômicos pertinentes, incluindo o aproveitamento da experiência internacional disponível nessa questão.

Contudo, será fundamental o desenvolvimento de corpo teórico autóctone e metodologias que possam gerar pesquisas consistentes, com capacidade de informar a reflexão crítica dos formuladores e avaliadores de políticas públicas na área de defesa.

Nesse sentido, este simpósio temático (ST) procura abordar os principais problemas e desafios contemporâneos relacionados à base industrial de defesa e aos projetos estratégicos brasileiros, com destaque aos relacionados à segurança e à defesa do Atlântico Sul, que envolvem, por exemplo, a capacidade de monitoramento, controle e presença, e o desenvolvimento da consciência situacional marítima.

Estimula-se o aproveitamento da experiência internacional, a partir de perspectivas comparadas com países de primeiro e, particularmente, de segundo nível de inserção no mercado mundial de produtos de defesa, como os emergentes BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) e outros países com complexos industriais-militares de menor escala.

A problemática envolve a discussão geopolítica e geoeconômica da indústria de defesa e do correspondente mercado internacional, com o estudo de políticas de CT&I para a defesa e de suas relações com os interesses econômicos dos atores e agentes estudados, tendo em vista a perspectiva da Política Internacional.

Além dessas questões centrais, outras emergem com destacada relevância para o desenvolvimento deste ST, tais como: Políticas de CT&I de interesse da Defesa; b) Sistemas de aquisições de equipamento militar, incluindo transferências de materiais de segunda mão (compras de oportunidade); c) Economia da Defesa; transferência de tecnologia e cerceamento tecnológico; possiblidades e limitações de cooperação tecnológica e industrial no âmbito da UNASUL e do IBAS; e) tecnologias de uso duplo (dual); f) cerceamento tecnológico; j) revolução nos assuntos militares (RAM) possuem diferentes impactos na relação entre as Nações.

Os impactos das transferências de armas dependem de diversas racionalidades, que vão desde a geopolítica (fomentar aliados, balança de poder e ascensão de grandes potências) à geoeconomia (exportação para manutenção de empregos e geração de receitas, subsidiar desenvolvimento de novas tecnologias), o que tornam essas questões cruciais para análise e o entendimento das políticas de defesa em perspectiva comparada, e da Política Internacional de forma geral.

O público alvo desse ST compreende, além dos acadêmicos, profissionais civis e militares do setor no governo e nas empresas no Brasil e no exterior.

No âmbito temático do ENABED VIII, este simpósio temático se alinha ao eixo “Estudos das políticas de Defesa”, recepcionando pesquisas em torno dos aspectos acima expostos, notadamente sobre as políticas e programas relacionados à inovação tecnológica para a Defesa.

Instruções para submissão de artigos:

Até 30 Mar: Submissão dos resumos (para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou, em breve, e preferencialmente, diretamente no website do evento)

Até 15 Abr: Aceite dos resumos propostos

Até 15 Jul: Submissão dos artigos