Assine nosso Informe

Seu e-mail*
Seu nome*
CAPTCHA Image
Código Captcha*
   Atualizar código Captcha
Aviso aos assinantes do Informe UFFDEFESA .

TRADUTOR

Portuguese English French German Italian Russian Spanish

PRÓXIMOS EVENTOS

Sem Eventos

CALENDÁRIO DE EVENTOS

Janeiro 2021
D 2a 3a 4a 5a 6a S
27 28 29 30 31 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 1 2 3 4 5 6

VISITANTES

183660
HojeHoje4
OntemOntem78
Nesta SemanaNesta Semana145
Neste MêsNeste Mês1702
TotalTotal183660
Seu ip10.255.255.29

Calendário de Eventos

Mês anterior Dia anterior Próximo Dia Próximo Mês

Simpósio Inovação em Defesa

De Segunda-feira, 08 Setembro 2014 -  8:00
Para Quarta-feira, 10 Setembro 2014 -  5:00
Acessos : 453

Associação Brasileira de Estudos de Defesa

VIII Encontro Nacional (ENABED)

Brasília – 08 a 10 de setembro de 2014

Chamada de Trabalhos

Simpósio Temático: 

O Sistema Inovativo e Produtivo de Defesa no Atlântico Sul: Indústria, comércio, políticas, inovação e cooperação em uma perspectiva sistêmica

José Eduardo Cassiolato (UFRJ)
Ariela Leske (IMM/ECEME)

A necessidade de se observar a indústria de defesa (ID) sob uma perspectiva sistêmica surge a partir de suas especificidades, que vão além do importante papel do Estado, incluindo também um mercado comercial restrito em termos de possibilidades de negociação e dominado por poucas grandes empresas, cerceamento tecnológico, intensa busca por inovações para sistemas de armas que rapidamente se tornam obsoletos, cooperação em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), e a grande necessidade de interação entre Governo, empresas, centros de pesquisa e universidade e as Forças Armadas (FFAA).

Dentro dos limites nacionais essa interação define a estrutura e o comportamento da indústria. Contudo, diante das necessidades de manutenção das empresas e das limitações advindas de um mercado monopsônico, ainda mais no caso de um país onde conflitos não se mostram eminentes, parcerias e exportações tornam-se fundamentais para a sobrevivência da ID. Dessa forma, a interação com outros países, que além de comercial deve ser inovativa, surge como parte importante do sistema produtivo e inovativo no qual a ID poderá prosperar.

Nessa perspectiva, e diante das recentes políticas e programas brasileiros em andamento, floresce o anseio em conhecer a existência de vínculos desse sistema com
outros países, principalmente, aqueles que se encontram regionalmente mais próximos.

Assim, este simpósio buscará explorar o relacionamento da indústria de defesa brasileira, no âmbito do seu sistema produtivo e inovativo, com os demais países do
Atlântico Sul, analisando questões como: a produção dos países, importação e exportação, capacidade científica, tecnológica e inovativa, cooperação e parcerias,
políticas e programas de apoio e de compras, o papel das empresas nacionais, similaridades e complementaridades das questões a cerca dos países dessa região.

O contexto da indústria de defesa (ID) no Brasil vem se transformando nos últimos anos. Após quase 20 anos à margem da discussão política, observa-se que uma reestruturação sistêmica em torno dessa indústria está em andamento. Esse movimento engloba além das empresas, as Forças Armadas e o Estado, a quem compete a promoção da defesa nacional, tornando-o consumidor e responsável, não só  pela produção, mas também por todo o sistema que envolve a ID. De certa forma, também cabe ao Estado a função de articulador, aproximando a indústria nacional dos demais agentes do sistema de inovação, tanto no país quanto no exterior. Nesse sentido, sua atuação pode ser determinante do nível de interação, e nesta leitura mais interação resulta em mais inovação e produção.

Assim, buscando ainda estimular esse processo de revitalização da ID, deve-se  investigar também como o Governo brasileiro pode fomentar a interação entre os agentes do sistema através de políticas públicas e programas de incentivos, de forma que a indústria e o seu sistema se tornem sustentáveis no longo prazo.

 Instruções para submissão de artigos:

Até 30 Mar: Submissão dos resumos (para  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  ou, em breve, e preferencialmente, diretamente no website do evento)

Até 15 Abr: Aceite dos resumos propostos

Até 15 Jul: Submissão dos artigos

Voltar

JEvents v2.2.8   Copyright © 2006-2012

Editor-Chefe: Prof. Eduardo Siqueira Brick
Copyright © 2011 Portal do UFFDEFESA. Todos os direitos reservados.