Assine nosso Informe

Seu e-mail*
Seu nome*
CAPTCHA Image
Código Captcha*
   Atualizar código Captcha
Aviso aos assinantes do Informe UFFDEFESA .

TRADUTOR

Portuguese English French German Italian Russian Spanish

PRÓXIMOS EVENTOS

Sem Eventos

CALENDÁRIO DE EVENTOS

Janeiro 2021
D 2a 3a 4a 5a 6a S
27 28 29 30 31 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 1 2 3 4 5 6

VISITANTES

183007
HojeHoje11
OntemOntem58
Nesta SemanaNesta Semana420
Neste MêsNeste Mês1049
TotalTotal183007
Seu ip10.255.255.29
informe UFFDEFESA Novembro-Dezembro 2017 (#032)

PORTAL  DA

LOGÍSTICA

DE DEFESA

INFORME

UFFDEFESA 

NÚMERO:

032

DATA:

05/01/18

1) O ano de 2017 trouxe importantes novidades na área de Logística de Defesa.

A Escola Superior de Guerra (ESG) reconheceu a importância do tema e o inclui como uma das duas Linhas de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Segurança Internacional e Defesa (Linha de Pesquisa Políticas, Estratégias e Planejamento da Defesa).

Da mesma forma, reservou 6 vagas para doutores (1 em Brasília e 5 no Rio de Janeiro) com qualificações em áreas relacionadas á Logística de Defesa, em cinco concursos para docentes recentemente encerrados.

O UFFDEFESA participou ativamente da definição dos perfis dos doutores para esses cinco concursos e vários de seus pesquisadores compuseram as bancas respectivas. Portanto, o UFFDEFESA deu uma relevante contribuição a essa mudança histórica que está em processo na ESG e só este fato já justificaria todo o esforço até hoje desenvolvido pelo Núcleo.

Docentes do UFFDEFESA também colaboram com a ESG, ministrando aulas nas disciplinas que compõem a Linha de Pesquisa Políticas, Estratégias e Planejamento da Defesa.

O resultado final do concurso para docentes da ESG pode ser encontrado no link abaixo:

http://www.defesa.uff.br/index.php/noticias/22-recursos-humanos-para-defesa/394-esg-contrata-15-doutores-para-o-seu-corpo-permanente

Foram aprovados, em primeiro lugar, nos cinco concursos cobrindo as áreas diretamente relacionadas á Logística de Defesa, os seguintes doutores :

ESG01 Defesa/Formulação, Avaliação e Análise de Políticas Públicas /Planejamento Estratégico e Gestão Estratégica.

Brasília (1 vaga):

Peterson Ferreira da Silva

Rio de Janeiro (1 vaga):

Jacintho Maia Neto

ESG02 Defesa/ Logística de Defesa (1 vaga)

Luiz Octávio Gavião

ESG03 Defesa/Projeto e Planejamento de Sistemas de Defesa (1 vaga)

Boris Asrilhant

ESG04 Defesa/ Ciência Tecnologia e Inovação para a Defesa (1 vaga)

Ariela Diniz Cordeiro Leske

ESG05 Defesa/ Economia de Defesa (1 vaga)

Sergio Kostin

 2) As teses de doutorado de vários candidatos nesses concursos estão disponíveis no Portal do UFFDEFESA.

Dentre os aprovados em primeiro lugar, a tese de doutorado de Ariela Diniz já estava disponível na seção Biblioteca/Teses de Doutorado do Portal UFFDEFESA:

Leske, A.D.C. INOVAÇÃO E POLÍTICAS NA INDÚSTRIA DE DEFESA BRASILEIRA. Tese (Doutorado em Economia). Instituto de Economia. UFRJ. 2013

A tese do Peterson Ferreira, acaba de ser disponibilizada também na mesma seção acima indicada.

SILVA. P. F. A política industrial de defesa no Brasil (1999-2014): intersetorialidade e dinâmica de seus principais atores. 2015. 448 f. Tese (Doutorado) – Instituto de Relações Internacionais, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.

 3) O UFFDEFESA decidiu ampliar o leque de opções para disponibilizar seus relatórios de pesquisa.

Originalmente os Relatórios de Pesquisa em Logística de Defesa (RPLD) eram publicados apenas no periódico Relatórios de Pesquisa em Engenharia de Produção (RPEP) da Universidade Federal Fluminense.

Entretanto, devido a mudanças na organização e política editorial dos RPEP, os RPLD passarão a ser publicados diretamente pelo UFFDEFESA, na forma de Relatórios Técnicos.

O objetivo é divulgar rapidamente resultados de pesquisa de qualidade, que poderão ser úteis aos interessados em Logística de Defesa, antes que, eventualmente, acabem sendo publicados em periódicos no país ou no exterior. Os RPLD anteriormente publicados nos RPEP continuarão a ser disponibilizados no Portal do UFFDEFESA.

O primeiro RPLD publicado é um trabalho feito por alunos do Programa de Pós- graduação em Segurança Internacional e Defesa da ESG e trata das recentes reformas nas Instituições do Reino Unido para tratar do planejamento e da logística de defesa.

RPLD-001: Domingos, A., Madureira, V. Sistema de Aqusição de Defesa do Reino Unido: reforma e desafios. Relatórios de Pesquisa em Logística de Defesa 001. UFFDEFESA, 2017.

4) O ano de 2017 chegou ao fim e os membros do UFFDEFESA aproveitam para desejar a todos os interessados em temas relacionados à logística e planejamento da defesa, que nos honraram com suas visitas ao conteúdo do portal UFFDEFESA, um Ano Novo capaz de renovar nossas esperanças em um Brasil melhor.

Muito obrigado a todos vocês.

Seu interesse é o que alimenta a nossa determinação de continuar este trabalho.

 

   Direitos Reservados @ 2012 Todos os Direitos Reservados

Respeitamos sua privacidade e nunca divulgamos email de assinantes. 

Para cancelar sua assinatura, clique aqui.

Editor-Chefe: Prof. Eduardo Siqueira Brick
Copyright © 2011 Portal do UFFDEFESA. Todos os direitos reservados.