Assine nosso Informe

Seu e-mail*
Seu nome*
CAPTCHA Image
Código Captcha*
   Atualizar código Captcha
Aviso aos assinantes do Informe UFFDEFESA .

TRADUTOR

Portuguese English French German Italian Russian Spanish

PRÓXIMOS EVENTOS

Sem Eventos

CALENDÁRIO DE EVENTOS

Janeiro 2021
D 2a 3a 4a 5a 6a S
27 28 29 30 31 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 1 2 3 4 5 6

VISITANTES

183494
HojeHoje47
OntemOntem63
Nesta SemanaNesta Semana432
Neste MêsNeste Mês1536
TotalTotal183494
Seu ip10.255.255.29

LOGISDEF

Conteúdo

Laboratório de Logística de Defesa (LOGISDEF) se destina a desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionadas à Base Logística de Defesa (BLD).

Base Logística de Defesa (BLD) inclui todas as instituições do país  envolvidas com atividades de aparelhamento de meios de defesa e mobilização de ativos e recursos, de qualquer natureza, disponíveis no país, para fins de defesa.

Há de se chamar atenção para oito componentes da BLD, que apresentam aspectos distintos, mas que interagem com grande intensidade:

a) a infra-estrutura industrial da defesa: empresas e organizações envolvidas no desenvolvimento e fabricação de produtos de defesa;

b) a infra-estrutura científico-tecnológica da defesa: universidades, centros de pesquisa e empresas envolvidos na criação de conhecimentos científicos e tecnologias com aplicação em produtos de defesa;

c) a infra-estrutura de inteligência da defesa: instituições e pessoas envolvidas na coleta e análise de informações existentes no exterior sobre conhecimentos científicos e inovações tecnológicas com aplicação no desenvolvimento de produtos de defesa e em prospecção tecnológica com impacto em defesa;

d) a infra-estrutura de financiamento da defesa: instituições e recursos financeiros dedicados ao financiamento de pesquisa científica e tecnológica e ao desenvolvimento de produtos com aplicação em defesa e ao financiamento de vendas externas de produtos de defesa;

e) a infraestrutura voltada para o planejamento da mobilização e os recursos nacionais mobilizáveis para fins de defesa;

f) a infraestrutura de apoio logístico destinada a garantir o aprestamento dos meios de defesa durante todo o  seu ciclo de vida útil;

g) a infraestrutura de comercialização de produtos de defesa, que tem como finalidade promover e apoiar as exportações desses produtos para finalidades econômicas e politicas.

h) o arcabouço regulatório e legal da BLD, que ordena a BLD e dá ao Estado a possibilidade de empreender ações para a sua sustentação e desenvolvimento.

 

O conceito de Base Logística de Defesa foi originalmente desenvolvido em artigo apresentado no dia 9 de agosto de 2011 no Simpósio Temático sobre o mesmo tema, no V Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos de Defesa (V ENABED), realizado em Fortaleza, Ceará,  e em Seminário realizado na Escola Superior de Guerra no Rio de janeiro, RJ, em 12 de junho de 2011.

LOGISDEF desenvolve o Programa de Pesquisa sobre a Base Logística de Defesa Brasileira.


 

 

 

PROGRAMA DE PESQUISA SOBRE A BASE LOGÍSTICA DE DEFESA

Este Programa de Pesquisa, além dos objetivos específicos sobre a Base Logística de Defesa (BLD) Brasileira, relacionados abaixo, visa criar condições de trabalho e capacitar seus pesquisadores na análise dos temas ligados à Defesa Nacional.

Ele é de natureza multidisciplinar e abrange docentes e discentes de vários cursos de graduação e programas de pós-graduação da Universidade Federal Fluminense (UFF), bem como pesquisadores externos à UFF, associados ao Núcleo de Estudos Estratégicos (NEST/UFF).

 

Objetivos

Os objetivos maiores e principais deste Programa de Pesquisas são:

1.         Levantar, analisar e documentar aspectos históricos da BLD Brasileira.

2.         Identificar as características atuais da estrutura e funcionamento BLD Brasileira, inclusive sua eficácia e eficiência, e diagnosticar seus principais problemas e desafios.

3.         Estabelecer modelos que possam ser usados para moldar a BLD Brasileira (por meio de políticas públicas, legislação específica, financiamentos, ações empresariais, etc.), que sejam adequados às condições do país e aos possíveis condicionantes externos.

 


 

Equipe

A equipe da UFF que estará participando deste projeto é composta dos seguintes professores-doutores:

a) Eduardo Siqueira Brick – PhD em Engenharia de Sistemas, pela United States Naval Postgraduate School, CA, E.U.A.

b) José Carlos Albano do Amarante - PhD em Aeronáutica e Astronáutica, Stanford University, CA, E.U.A.

c) Luiz Pedone – PhD em Ciência Política pela University of Massachusetts Amherst, MS, E.U.A.

d) Waldimir Pirró e Longo – PhD em Engenharia Metalúrgica pela University of Flórida, FL, E.U.A.

e) Jorge Nogueira de Paiva Britto - Doutor em Economia da Indústria e da Tecnologia no Instituto de Economia da UFRJ, com Doutorado Sanduíche no Science Policy Research Unit, SPRU, Inglaterra.

f) Marco Antonio Vargas - Doutor em Economia Industrial e da Tecnologia pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro IE/UFRJ.

g) Fabio Stallivieri - Doutor em Economia Industrial pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

 

A Coordenação do Programa de Pesquisa está a cargo do Prof. Dr. Eduardo Siqueira Brick, Ph.D. em Engenharia de Sistemas, United States Naval Postgraduate School, CA, E.U.A.

A relação dos alunos que participam do Programa pode ser encontrada no Grupo de Pesquisa Logística Integrada e Sistemas registrado no CNPq.

Editor-Chefe: Prof. Eduardo Siqueira Brick
Copyright © 2011 Portal do UFFDEFESA. Todos os direitos reservados.