Dezembro 2020

LOGISDEF

Conteúdo

Laboratório de Logística de Defesa (LOGISDEF) se destina a desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionadas à Base Logística de Defesa (BLD).

Base Logística de Defesa (BLD) inclui todas as instituições do país  envolvidas com atividades de aparelhamento de meios de defesa e mobilização de ativos e recursos, de qualquer natureza, disponíveis no país, para fins de defesa.

Há de se chamar atenção para oito componentes da BLD, que apresentam aspectos distintos, mas que interagem com grande intensidade:

a) a infra-estrutura industrial da defesa: empresas e organizações envolvidas no desenvolvimento e fabricação de produtos de defesa;

b) a infra-estrutura científico-tecnológica da defesa: universidades, centros de pesquisa e empresas envolvidos na criação de conhecimentos científicos e tecnologias com aplicação em produtos de defesa;

c) a infra-estrutura de inteligência da defesa: instituições e pessoas envolvidas na coleta e análise de informações existentes no exterior sobre conhecimentos científicos e inovações tecnológicas com aplicação no desenvolvimento de produtos de defesa e em prospecção tecnológica com impacto em defesa;

d) a infra-estrutura de financiamento da defesa: instituições e recursos financeiros dedicados ao financiamento de pesquisa científica e tecnológica e ao desenvolvimento de produtos com aplicação em defesa e ao financiamento de vendas externas de produtos de defesa;

e) a infraestrutura voltada para o planejamento da mobilização e os recursos nacionais mobilizáveis para fins de defesa;

f) a infraestrutura de apoio logístico destinada a garantir o aprestamento dos meios de defesa durante todo o  seu ciclo de vida útil;

g) a infraestrutura de comercialização de produtos de defesa, que tem como finalidade promover e apoiar as exportações desses produtos para finalidades econômicas e politicas.

h) o arcabouço regulatório e legal da BLD, que ordena a BLD e dá ao Estado a possibilidade de empreender ações para a sua sustentação e desenvolvimento.

O conceito de Base Logística de Defesa foi originalmente desenvolvido em artigo apresentado no dia 9 de agosto de 2011 no Simpósio Temático sobre o mesmo tema, no V Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos de Defesa (V ENABED), realizado em Fortaleza, Ceará,  e em Seminário realizado na Escola Superior de Guerra no Rio de janeiro, RJ, em 12 de junho de 2011.

LOGISDEF desenvolve o Programa de Pesquisa sobre a Base Logística de Defesa Brasileira.