Assine nosso Informe

Seu e-mail*
Seu nome*
CAPTCHA Image
Código Captcha*
   Atualizar código Captcha
Aviso aos assinantes do Informe UFFDEFESA .

TRADUTOR

Portuguese English French German Italian Russian Spanish

PRÓXIMOS EVENTOS

Sem Eventos

CALENDÁRIO DE EVENTOS

Janeiro 2021
D 2a 3a 4a 5a 6a S
27 28 29 30 31 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 1 2 3 4 5 6

VISITANTES

183491
HojeHoje44
OntemOntem63
Nesta SemanaNesta Semana429
Neste MêsNeste Mês1533
TotalTotal183491
Seu ip10.255.255.29

Conteúdo

Acervo Intelectual Herdado

As atividades previstas para o UFFDEFESA já vinham sendo executadas  no âmbito de outras unidades da UFF, mas cresceram em volume e complexidade e demandaram institucionalização mais específica, para permitir a agregação de outras pessoas interessadas nos mesmos temas e uma maior flexibilidade na interlocução com outras unidades da UFF e instituições externas.

Essas atividades redundaram em um expressivo capital intelectual que foi herdado pelo Núcleo, composto por trabalhos publicados, visibilidade na mídia, rede de relacionamentos com pessoas e instituições de importância para os temas abordados, ferramentas de tecnologia de informação (TI), tais como banco de dados, sistema de questionários para realização de pesquisa, e Portal especializado para divulgação e interação e, ainda, base de dados sobre Instituições da BLD e produtos de defesa, tanto os tangíveis, como plataformas militares, armas, radares, munições, quanto intangíveis, como serviços especializados tais como manutenção, teste e avaliação, entre outros.

Como suporte acadêmico já existe um Grupo de Pesquisa CNPq “Logística Integrada e Sistemas“ (http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhegrupo.jsp?grupo=0005308SLCTNH1) que abriga pesquisadores e discentes de várias unidades da UFF e outras IES, que desenvolvem atividades do Núcleo de Logística Integrada e Sistemas (LOGIS) e do Núcleo de Estudos Estratégicos (NEST), voltadas para alguns dos objetivos propostos para o UFFDEFESA. Entretanto nenhum desses núcleos tem como seus objetivos principais e específicos os que estão sendo propostos para o UFFDEFESA.


Histórico de Atividades.

Em maio de 2007, por iniciativa do coordenador do núcleo, foi assinado Acordo de Cooperação N° 01/2007-CMM /70 entre a Diretoria Geral do Material da Marinha (DGMM) e a Universidade Federal Fluminense (UFF). O Acordo tem por objeto a cooperação técnica e científica para o desenvolvimento de pesquisas e estudos em Engenharia de Sistemas Técnicos, Logística e Manutenção, a fim de obter soluções que proporcionem maior eficiência no gerenciamento do ciclo de vida dos meios navais e aeronavais.

Merecem destaques dois projetos sobre cerceamento tecnológico, desenvolvidos para o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), ligado ao MCTI, o projeto de Mapeamento da Base Industrial de Defesa, sendo desenvolvido para a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), ligada ao MDIC e trabalho sobre a indústria de defesa para a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Destaque também para projeto Sisdebras (LOGIS/NEST/PPGEST), aprovado no Edital Prodefesa II da CAPES com o MD, versando sobre a Base Industrial de Defesa.

Nos últimos três anos o coordenador do UFFDEFESA também tem tido uma exposição razoável na mídia, apresentando uma visão da UFF sobre esses temas que têm recebido reconhecimento externo.
Foram 4 colunas do jornalista Merval Pereira no jornal O Globo, entrevista em caderno especial da revista Conjuntura Econômica da FGV, entrevistas para caderno especial do Jornal Valor Econômico, artigo no Monitor Mercantil e entrevista à Folha de São Paulo sobre a Indústria de Defesa.

Com relação a eventos, já foram organizados dois Simpósios Temáticos sobre a Base Logística de Defesa no Encontro Anual da Associação Brasileira de Estudos de Defesa (ENABED dos anos de 2011 e 2012), uma mesa redonda composta por especialistas estrangeiros da França e do Reino Unido (este último diretor de Escola da Universidade de Cranfield em parceria público privada com o Ministério de Defesa Britânico) para discutir a indústria de defesa internacional, duas mesas redondas compostas por personalidades importantes no VI ENABED (2012) realizado em São Paulo de 6 a 9/8/2012.
Uma sobre a “Integração das políticas de defesa, industrial e CT&I”, composta por representantes da FINEP, da ABDI e do MD.
Outra mesa sobre os “Desafios do programa de construção do Submarino Nuclear Brasileiro”, composta pelo Almirante Gerente-Executivo do programa brasileiro, de Almirante Francês Diretor de Centro de Estudos Estratégicos das FFAA Francesas e de pesquisador indiano de Instituto de Estudos Estratégicos da Índia.
Os trabalhos apresentados no VIENABED podem ser encontrados em:

 Logística de Defesa no VIENABED

No dia 01 de setembro de 2011 o Dr. Dalton Ellery Girão Barroso proferiu palestra na Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense apresentando um PANORAMA HISTÓRICO E ATUAL DOS ARSENAIS NUCLEARES NO MUNDO. O evento foi organizado pelo Laboratório de Logística de Defesa (LOGISDEF), embrião do UFFDEFESA.

Foi organizado no dia 18/04/2012, na Escola de Engenharia da UFF, um workshop sobre indústria de defesa, que contou com a presença de uma delegação do The Industrial College of the Armed Forces - ICAF (EUA). O workshop e a visita da delegação do ICAF à UFF foram motivados pelo artigo "A diagnosis of Brazilian shipbuilding industry on the basis of Methodology for an Analysis of Sectorial Systems of Innovation", de Fernando Oliveira de Araujo (Departamento de Engenharia de Produção, CEFET, RJ), Paulo Roberto Tavares Dalcol (Departamento de Engenharia Industrial, PUC, RJ) e Waldimir Pirró e Longo (Professor emérito da UFF e membro do Grupo de Pesquisas do UFFDEFESA), publicado no Journal of Technology Management & Innovation, vol. 6, Issue 4, p. 151-171, (2011).


Parcerias com outras instituições.

O UFFDEFESA também está representado em Grupo de Trabalho do Centro de Estudos de Políticas e Estratégias (CEPE) da Escola de Guerra Naval, que assessora a Escola com relação a assuntos relacionados à CT&I, e seu coordenador é membro da Academia Nacional de Engenharia (ANE), onde participa em Comitê Técnico sobre Indústria de defesa inovação e competitividade industrial, é representante da UFF no comitê de Inovação do Forum Permanente de Desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro Jornalista Roberto Marinho e é membro do Forum Empresarial de Defesa e Segurança da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (FIRJAN).

O UFFDEFESA mantém, também, constante interlocução com as direções da Associação Brasileira das Indústrias de Material de Defesa e Segurança (ABIMDE), da Diretoria de Produtos de Defesa da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e com a Secretaria de Produtos de Defesa (SEPROD) do Ministério da Defesa. Portanto, o UFFDEFESA já nasceu com uma razoável interlocução com setores que comungam das mesmas preocupações.

Em 2011 e 2012 o coordenador do UFFDEFESA foi convidado para compor painéis com representantes das indústrias e do Ministério da Defesa, para discutir a Base Logística de Defesa, em dois cursos da Escola Superior de Guerra (CAEPE – Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia e CLMN – Curso de Logística e Mobilização Nacional).

Ainda em 2012 o UFFDEFESA participou de Seminário organizado pela Comisssão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados sobre Indústria de Defesa.

Em 2013 o coordenador do UFFDEFESA participou de painel sobre Indústria de Defesa organizado pelo recém criado Curso Superior de Defesa (CSD) do Ministério da Defesa  e de workshop sobre o mesmo tema organizado pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Em março de 2013, por inciativa do UFFDEFESA, a UFF assinou acordo de cooperação com Cranfield Defence and Security, Escola da Universidade de Cranfield no Reino Unido, que realiza pesquisas e ensino para as Forças Armadas britânicas, sobre os temas de interesse do UFFDEFESA.


 Ferramentas de pesquisa e divulgação de resultados.

Além deste portal, destinado à divulgação dos estudos e resultados de pesquisa, o desenvolvimento de ferramentas para pesquisa também já está bem adiantado. Foi desenvolvido um complexo Banco de dados com acesso pela Internet, para armazenar dados sobre instituições da BLD e produtos de defesa.

Também foi desenvolvido um complexo conjunto de questionários para realizar pesquisa sobre instituições da BLD usando internet segura (https://).

 

Editor-Chefe: Prof. Eduardo Siqueira Brick
Copyright © 2011 Portal do UFFDEFESA. Todos os direitos reservados.